Cadastro único: o que é e para que serve?



O Cadastro Único foi criado pelo Governo do Brasil com o objetivo de reconhecer as famílias brasileiras com baixa renda, que estão em situação de pobreza e necessitam de auxílios do Governo.



A Cadastro Único reúne todas as informações das famílias em estado de pobreza e pobreza extrema que vivem no Brasil. Estes dados servem para que o Governo possa entender a realidade vivida pelas famílias e como a política pública pode ajudar a melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Para fazer o Cadastro Único, as famílias devem estar de acordo com algumas regras socioeconômicas, como ter uma renda de até meio salário mínimo por cada membro da família ou receber o total de até 3 salários mínimos para a sobrevivência de toda a família.

Quem está neste Cadastro deve deixar suas informações sempre atualizadas, pois vários programas sociais do Governo utilizam o Cadastro Único para colher informações e poder realizar suas seleções. Alguns destes programas são: Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Família; Bolsa Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Telefone Popular e Carta Social. Para fazer o Cadastro, a pessoa deve comparecer à uma unidade do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de sua cidade e solicitar o cadastramento.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!