Como consultar o extrato completo do FGTS



O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, tem a meta de proteger o trabalhador, quando este é demitido sem justa causa. Para isso, é aberta uma conta vinculada ao contrato de trabalho do profissional.



Todo início de mês os empregadores devem depositar nesta conta o valor referente à 8% do salário do trabalhador. Com o número do NIS (PIS/PASEP) e a senha da internet, que o trabalhador cadastra por autenticação ou pela senha Cidadão, todo profissional que trabalha formalmente pode consultar seu extrato completo do FGTS, verificando o saldo atualizado do dia e todos seus lançamentos.

Para facilitar ainda mais a vida do cidadão trabalhador, há, também, a opção de receber mensagens pelo celular para obter informações das movimentações feitas em sua conta do FGTS. Estas mensagens informam o depósito realizado no mês, o saldo com juros e a liberação do saque do benefício, caso tenha este direito. O trabalhador também pode receber um extrato completo, anualmente, através dos Correios. Para isso, é necessário estar com o endereço atualizado.

Caso o trabalhador queira e possa sacar seu benefício, os valores abaixo de 1500 reais podem ser retirados nas Casas Lotéricas ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, apenas utilizando o Cartão Cidadão e sua senha. Os valores superiores a 1500 reais devem ser retirados somente nas agências da Caixa Econômica.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!