Como evitar as despesas extras



Mesmo que nós tenhamos um ótimo planejamento de nossas contas, quando aparece uma despesa extra, as vezes, pode ser complicado de lidar e, caso não tenhamos dinheiro suficiente para pagar, ainda podemos ficar com o nome sujo. Sendo que o nome é o nosso maior patrimônio.



Para estar sempre com o nome limpo é necessário que estejamos com as contas todas pagas, porém, para isso, precisamos ter um imenso cuidado com as despesas extras, que é uma das cinco principais razões da inadimplência no país, junto ao desemprego, descontrole do dinheiro, esquecimento e empréstimo do nome.

Se você quer evitar as despesas extras, o primeiro passo é ter uma planilha de orçamento de sua residência e anotar nela tudo o que for gasto, desde uma grande compra no supermercado até uma passagem de ônibus, por exemplo. No momento de decidir por comprar um automóvel, faça todas as contas, se conseguirá arcar com, além do pagamento para adquirir o veículo, as despesas extras que um carro lhe proporciona, como, por exemplo, impostos, seguros, combustível, manutenção e revisão do mesmo.

Outra grande fonte de despesas extras é um filho em idade escolar, pois são muitas as despesas que aparecem neste período, como passeios, livros e outros materiais solicitados ao longo do ano. Para evitar os gastos desnecessários, converse com seu filho desde cedo sobre a educação financeira e o ensine a dar valor ao dinheiro que a família possui, priorizando as necessidades. E ainda tem as despesas extras com saúde, que são inevitáveis. Portanto, para não ser pego de surpresa, preencha sua planilha financeira diariamente e guarde, mensalmente, uma reserva para emergências, desta forma, sempre que aparecer alguma despesa além das esperadas, você terá dinheiro para pagá-la.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!