Como evitar gastos desnecessários



A primeira atitude a tomar para evitar os gastos desnecessários e conseguir economizar dinheiro é mudar seus hábitos. Pois são eles que acabam influenciando o gasto de mais dinheiro e a única pessoa que pode mudar isso é você, pois de nada adiantará culpar a crise, seu salário ou outras pessoas.



Para conseguir evitar estes gastos desnecessários todos devem manter um planejamento financeiro para não gastar tudo que ganha ou, até mesmo, mais deste valor. Já que, se você quer ter dinheiro sobrando, precisa ter um padrão de vida com custos mais baixos do que sua renda. Outra atitude que quem deseja não gastar à toa deve parar de fazer é gastar com pequenas coisas, como um cafezinho, por exemplo, pois se contarmos o valor destes cafezinhos gastos ao longo do mês, com certeza, somará uma quantia significativa que poderia ser destinada a algo necessário.

Outras atitudes para não jogar seu dinheiro fora são: não comprar por impulso, priorizar as necessidades e não gastar com nada que não estava previsto; criar um planejamento para o dinheiro que está economizando, como uma viagem ou a compra de um carro, por exemplo; gastar somente o necessário no cartão de crédito e não deixar de pagar a fatura total, para evitar gastos com taxas e juros; quando precisar comprar algo, pesquisar muito bem sobre o produto e os melhores preços e formas de pagamento oferecidos; pedir descontos, principalmente, nos pagamentos à vista; comprar o que precisa com calma, pois, caso deixe para a última hora poderá acabar pagando mais caro, e evitar pagar as contas atrasadas, para não precisar pagar as multas e juros que serão cobrados pelo atraso.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!