Como solicitar o auxílio doença



A Previdência Social é o órgão que oferece o benefício do auxílio doença para os trabalhadores, para quando os profissionais necessitam ficar mais de 15 dias seguidos sem trabalhar.



Este apoio financeiro é classificado como previdenciário, ou seja, quando a doença não vem de atividade laboral ou acidentes que aconteçam no ambiente de trabalho. Para receber o auxílio doença o trabalhador deve ser contribuinte da Previdência Social, tendo pago, pelo menos, 12 meses de contribuição, que é o período de carência, exceto nos seguintes casos: quando há acidentes, doenças de origem da atividade profissional ou doenças consideradas graves, como, por exemplo, deficiência, estigma, mutilação e etc.

O auxílio doença é pago enquanto o trabalhador está se recuperando de uma enfermidade e, neste período, ele passará por avaliações médicas na Previdência Social. Para receber o benefício, a empresa onde o profissional é empregado deve encaminhá-lo, depois de completar 15 dias afastado do trabalho. A empresa deverá solicitar para a Previdência a perícia médica, pedindo também o auxílio para depois destes 15 dias afastado.

Já os trabalhadores autônomos ou empregados domésticos que contribuem com o INSS devem entrar diretamente com o pedido do auxílio e, neste caso, o auxílio passa a valer desde o primeiro dia em que o profissional fica incapacitado. Para fazer a solicitação, o trabalhador deve agendar um requerimento pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!