Como utilizar o dinheiro de uma renda extra?



Atualmente, muitas famílias estão buscando alternativas para receber um dinheiro extra, principalmente, quando chegam os feriados, em que se pode ganhar um bom dinheiro fazendo algo de que gosta. Desta forma, é possível equilibrar o orçamento e a saúde financeira.



Porém, para garantir que este dinheiro extra seja bem utilizado, devemos parar e analisar o que faremos com ele e as prioridades da nossa vida e família. Por exemplo, se você possui dívidas, este dinheiro deve ser utilizado para quitá-las, ao invés de gastá-lo com algo supérfluo. Dando preferência à pagar estas dívidas á vista, pois, assim, poderá receber bons descontos nos débitos. Para quem não possui dívidas, mas está com a renda apertada, ou seja, nunca sobra dinheiro para nada, o ideal é que utilize a renda extra para iniciar um fundo de emergência, desta forma, quando houver alguma urgência, você não estará desamparado financeiramente.

Já quem não possui dívidas e também já possui um fundo de emergência, além de ter recebido uma renda extra, deve pensar em investir este dinheiro, visando sua rentabilidade. Com este dinheiro rendendo você poderá planejar realizar algumas metas, definindo as de curto, médio e longo prazo e estabelecendo as que são prioridade, para definir as que você deseja realizar primeiro. Quanto a decidir o melhor tipo de investimento para você, analise as opções de acordo com seus objetivos e perfil de investidor, escolhendo entre os investimentos de baixo ou alto risco, que rendem pouco ou muito.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!