Dúvidas sobre o Cartão Cidadão



Criado pela Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão oferece mais praticidade aos brasileiros, já que seu objetivo é tornar prático o acesso aos benefícios sociais e de trabalho que todo cidadão tem direito.



Toda pessoa que tem rendimentos do PIS, que estão recebendo o seguro-desemprego, o FGTS provisionado e/ou o abono salarial tem direito ao Cartão Cidadão. Já que este cartão proporciona mais segurança e praticidade para o recebimento destes benefícios sociais, além de permitir que o trabalhador confira seus extratos e saldos. Para solicitar seu Cartão Cidadão, a pessoa deve se dirigir à uma agência da Caixa Econômica ou ligar 0800 726 0207, estando em posse do seu número do NIS, Número de Identificação Social. Geralmente, o cartão fica disponível de 15 a 30 dias após a solicitação.

Depois do cartão em mãos, o cidadão deve cadastrar uma senha com 6 dígitos em uma Casa Lotérica ou em uma agência da Caixa Econômica, levando o Cartão Cidadão e um documento de identificação com foto. Para solicitar a segunda via do Cartão Cidadão a pessoa deverá ligar para 0800 726 0207, entre as 10 horas da manhã e 18 horas, ou ir até uma agência da Caixa Econômica Federal em posse da Carteira de Trabalho, CPF e da Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Identidade. Sendo que a segunda via também chega em, somente, 15 dias após a solicitação.




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Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!