Em 2019 a aposentadoria terá reajuste de 3,3%



Depois do dia primeiro de janeiro de 2019 todos os brasileiros aposentados, pensionistas e segurados do INSS, que ganham mais do que um salário mínimo, receberão um reajuste de 3,3% em seu benefício.



De acordo com as leis vigentes no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, é a base para corrigir os valores previdenciários maiores do que o piso nacional, sem a correção acima da inflação. E, o percentual de aumento dos salários de 3,3% foi uma avaliação feita pelo governo federal para o INPC, a qual ainda pode ser alterada até o final deste ano. Em 2017, os aposentados e pensionistas receberam um reajuste de 2,07%, ou seja, o menor percentual de reajuste desde o ano de 1994.

Os aposentados e pensionistas que recebem o piso salarial e que somam mais de 22 milhões de brasileiros, de acordo com dados na LDO de 2019, terão um reajuste de 4,61% no mês de janeiro. Atualmente o salário mínimo é de R$ 954,00, porém,  com o reajuste de 4,61%, o salário mínimo de 2019 ficará em R$ 998,00. No ano anterior, 2017, o reajuste foi de 1,81%, sendo, também, o menor percentual dos 24 anos anteriores.

Segundo uma pesquisa feita pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida junto ao Instituto Ipsos, 76% dos participantes tem o INSS como principal fonte de renda na aposentadoria, sendo que 43% dos entrevistados pretendem continuar trabalhando após se aposentar, já que são altos os gastos necessários com remédios e planos de saúde. De todos os participantes da pesquisa, 48% confessaram ter total dependência da aposentadoria oficial, enquanto 28% afirmam depender do sistema público e, apenas, 3% dos entrevistados dizem não depender da aposentadoria do governo brasileiro.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!