Hoje os aposentados podem começar a receber o pagamento das cotas do PIS/Pasep



Desde o dia 19 do mês de outubro, os cotistas idosos com mais de 70 anos já estão podendo sacar seus benefícios e, hoje, dia 17 de novembro, começa a segunda fase dos pagamentos do PIS, que é para os aposentados.



Depois de pagar aos idosos na primeira fase, o calendário de pagamentos do PIS/Pasep iniciou a segunda fase nesta sexta-feira, dia 17, quando começará a pagar as cotas dos benefícios para os aposentados. Já a última fase, que será a terceira, se iniciará dia 14 de dezembro e será para o pagamento do PIS/Pasep para as mulheres com mais de 62 anos e para os homens com mais de 65 anos.

A responsável pelo pagamento dos trabalhadores de empresas privadas que são cadastrados no PIS é a Caixa Econômica Federal, já os servidores públicos participantes do Pasep terão seus pagamentos pelo Banco do Brasil e, para isso, a rede bancária chegou a criar sites para que estes servidores possam consultar sobre seu dinheiro. Portanto, funcionários de empresas privadas que desejarem maiores informações, devem acessar o site da Caixa e os funcionários públicos, o site do Banco do Brasil.

Se preferir fazer a consulta pessoalmente, os trabalhadores privados devem comparecer à Caixa Econômica levando seu Cadastro de Pessoa Física e número do PIS, também será necessário informar a data de nascimento e se é aposentado ou não, desta forma, o trabalhador conseguirá verificar seu extrato. Para encontrar o número do PIS, verifique em seu Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho ou, ainda, no seu extrato do FGTS.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!