Informações sobre o CPF, Cadastro de Pessoa Física



O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um dos documentos mais importantes para nós, brasileiros, pois é com ele que declaramos nosso Imposto de Renda, compramos e vendemos imóveis, abrimos contas em banco, além de diversas outras necessidades de um cidadão.



Antigamente, o CPF era oferecido como um cartão de plástico, porém, atualmente, o documento deve ser impresso através da internet. Todos os cidadãos brasileiros devem ter este documento e, para solicitá-lo, a pessoa pode optar pela internet ou pela forma presencial.

Se a opção for da forma presencial, o cidadão precisa se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, dos Correios, do Banco do Brasil ou alguma outra entidade conveniada, levando o documento de identificação com foto. Se a pessoa estiver no exterior, esta deve dirigir-se ao Consulado Brasileiro ou à uma Embaixada para solicitar seu CPF.

Já quem prefere fazer todo o processo via internet, este poderá se cadastrar no link http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/pedido-de-inscricao-no-cpf e informar os dados do seu Título de Eleitor. Quanto ao valor cobrado, quando a solicitação é feita de forma presencial é cobrada uma taxa de sete reais e quando a solicitação é feita pela internet, não há nenhum tipo de cobrança.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!