Novas regras para o cheque especial



Neste último domingo, dia primeiro de julho, entraram em vigor as novas regras do cheque especial, como, por exemplo, disponibilizar ao cliente outra alternativa para quitar suas dívidas.



As novas regras do cheque especial foram definidas pelo conselho de autorregulação da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, e estão valendo desde o dia primeiro de julho deste ano, 2018. Segundo as novas medidas, os bancos devem oferecer aos seus clientes mais alternativas para o pagamento das dívidas adquiridas através do cheque especial, com juros menores, condições com mais vantagens e também aumentar a transparência e informar detalhes das informações sobre o uso deste crédito.

O cheque especial é um tipo de crédito rotativo, o qual é integrado à conta corrente do cliente e não necessita de garantias de pagamento, portanto, esta é uma forma rápida e fácil de conseguir um empréstimo. Porém, as próprias redes bancárias orientam que este serviço seja utilizado apenas nas situações de emergência e por pequenos períodos, pois os juros cobrados são muito altos, chegando a ser os mais caros da economia atual.

Algumas das novas medidas que estão em vigor são: oferta de parcelamento mais barato para os usuários que utilizaram mais de 15% do limite por 30 dias seguidos; o parcelamento do saldo devedor deve ser definido de acordo com o limite de crédito contratado e de acordo com as condições do cliente; as redes bancárias devem utilizar meios como internet e telefone para alertar os clientes que entraram no cheque especial; nos extratos bancários o banco deve informar de forma separada o saldo da conta e o limite do cheque especial e oferecer alternativas para o pagamento da dívida.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!