Prazo para o saque do PIS/Pasep de 2016 é prorrogado



No dia 11 de julho, quarta-feira, foram autorizadas pelo Codefat, Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, novas datas para o pagamento do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2016.



Antes da autorização do Codefat, a data final para o saque era no dia 29 de junho deste ano, 2018. Agora, segundo o Ministério do Trabalho, o período estipulado para os saques é do dia 26 de julho ao dia 30 de dezembro de 2018. Na mesma data de início dos saques do ano-base 2016 começarão os pagamentos do benefício do ano-base 2017, ou seja, no dia 26 do mês de julho.

Estas datas foram alteradas porque quase 2 milhões de trabalhadores que têm direito a este benefício ainda não o sacaram, correspondendo à 7,97% do total de pessoas com o benefício e a um valor de 1,44 bilhão de reais. Estas prorrogações já vêm ocorrendo nos três últimos anos e, quem solicitou esta última mudança foram os representantes dos trabalhadores no Codefat, de acordo com informações do Ministério do Trabalho.

Quanto ao valor do benefício, este depende do quanto o profissional trabalhou formalmente no ano de 2016. Por exemplo, quem trabalhou durante todo o ano, receberá um salário mínimo, ou seja, R$ 954,00, que é o valor máximo pago. Já quem trabalhou somente 30 dias recebe o valor mínimo de 80 reais.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!