Quais comprovantes são necessários na declaração do IR?



Já começou o prazo para o envio  da declaração anual do Imposto de Renda e, para preenchê-la, você precisará de alguns comprovantes e documentos que são solicitados pela Receita Federal, veja abaixo quais são:



 

Para declarar o Imposto de Renda do ano de 2018, a pessoa física precisará do informe de rendimentos do empregador, o qual informa as contribuições do INSS, o Imposto de Renda Retido na Fonte, contribuições à Previdência Privada, os rendimentos e a coparticipação em planos de saúde da empresa; informe de rendimento dos bancos no qual possui conta, estes são enviados pelos Correios ou podem ser obtidos através de uma agência bancária ou pela internet;  informes de rendimentos de gestoras e corretoras independentes, os quais possui o valor do saldo em conta e o valor de cada aplicação financeira, e os comprovantes de rendimento e pagamento de aluguéis, informando os valores recebidos ou pagos.

Outros comprovantes e informes necessários são: os comprovantes de despesas médicas e odontológicas, que devem apresentar o nome do profissional, CNPJ ou CPF, endereço, serviço, nome do paciente e valor; comprovantes de despesas com educação, como, por exemplo, faculdade, escola ou ensino técnico; carnês das contribuições ao INSS de empregados domésticos; comprovantes de processos judiciais, que detalhem os valores recebidos, e comprovantes de doações com incentivos fiscais. Além dos comprovantes de pagamentos das contas de consumo, empréstimos, financiamentos, taxas de condomínio, faturas de cartão de crédito e etc.

Todos estes comprovantes deverão ser guardados por 5 anos, para que, se a Receita Federal solicitar a comprovação de algum, você o tenha em mãos e possa prestar esclarecimento. Já os comprovantes de pagamentos de impostos devem ser guardados por 10 anos.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!