Qual a diferença entre consumo e consumismo?



Com tantas propagandas incentivando a compra de produtos fica muito fácil sair e gastar um dinheiro destinado a outras necessidades, ou seja, facilita que uma pessoa se torne consumista, que é a pessoa que consome em excesso e sem precisar.



O consumo é o que é gasto, como, por exemplo, as despesas necessárias no dia-a-dia de todo ser humano, é a necessidade relacionada com a sobrevivência. Já o consumismo é quando não há a verdadeira necessidade, são gastos supérfluos, a pessoa compra por impulso ou convencida por uma propaganda bem feita.

A culpa de existir tantas pessoas consumistas no mundo atual são as ideias de que quem gasta sem necessidade tem uma boa situação financeira e é melhor do que as pessoas que não podem gastar muito. Este pensamento vem da criação e do valor dado aos padrões de comportamento. Porém, se a pessoa consegue se controlar quando precisa e tem dinheiro para conseguir manter seu consumismo, não há problemas. O problema maior é se este ato tem vínculo com ansiedade e satisfação, ou seja, se torna uma compulsão e acaba atrapalhando os relacionamentos e a vida da pessoa, trazendo prejuízos à mesma. E, nestes casos, o ideal é procurar ajuda profissional e, até, com os familiares e amigos.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!