Saiba mais sobre os fundos de investimento



Os fundos de investimento funcionam da seguinte forma: investidores compram cotas e pagam uma taxa de administração ao administrador do fundo, que deverá coordenar e gerenciar os recursos no mercado. O cotista deverá cumprir e concordar com as regras de funcionamento impostas quanto aos resgates, custos, etc. Não importa o quanto cada um tenha de cotas, todos tem o mesmo direito.



Podemos definir os fundos de investimento como uma aplicação em conjunto, onde nunca ficará sem nenhum valor, já que vários investidores resgatam o dinheiro, pois tem esse direito a qualquer momento, mas não o fazem ao mesmo tempo, restando sempre algum valor disponível. E, este dinheiro, pode ser investido em algum título mais rentável pelo administrador, que deve fazer tudo em prol dos cotistas, que são os donos dos ativos e devem colher os benefícios dos investimentos do administrador.

Os fundos de investimento possuem duas formas de rentabilidade, a Gestão Passiva, quando o investimento deve ter uma rentabilidade que reaplique o rendimento de um índice de largo uso e sirva como referência, e a Gestão Ativa, que seleciona as melhores oportunidades no mercado financeiro. Este tipo de investimento também é classificado como sendo de renda fixa ou variável com complemento aberto ou fechado.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!