13º Salário do INSS – 2019



É divulgada a previsão de pagamento da primeira parte do décimo terceiro salário para o beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.



O pagamento está previsto para ter início na próxima semana. E o extrato para consulta, poderá ser acessado através do portal Meu INSS.

Este pagamento trata-se da antecipação de 50% do abono, e ocorre por meio de medida provisória enviada ao Congresso pelo atual presidente. A diferença é que nos anos anteriores a antecipação ocorria por meio de decreto, o que não permitia prever a antecipação nos anos seguintes.

“Com a medida, a partir de agora, haverá previsibilidade para que, no futuro, os aposentados e os pensionistas do INSS possam se programar, uma vez que terão uma garantia real de que receberão esse adiantamento no mês de agosto”, explicou Rogério Marinho, secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

O pagamento é de direito daqueles que durante o ano tenham recebido os benefícios administrados pelo INSS, mas somente àqueles benefícios que fazem jus ao recebimento do abono anual. Tais como, auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte, dentre outros.
Já quem recebe Renda Mensal Vitalícia ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), não tem direito ao 13º salário.

O pagamento para quem ganha um salário mínimo vai de 26 de agosto até 6 de setembro. Já quem ganha mais de um salário mínimo, receberá o crédito à partir de 2 de setembro.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!