13° Salário do INSS – 2022


Saiba quem tem direito ao 13º salário e consulte as datas de pagamento.



Todo o ano, os beneficiários do INSS, recebem o décimo terceiro salário apenas no segundo semestre. Mas, no último dia 18, o governo publicou um decreto que antecipa o pagamento do 13° para os meses de abril e maio deste ano.

A antecipação do 13° será paga para mais de 30 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Tendo direito ao pagamento antecipado, os segurados por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, que tenham recebido o auxílio durante o ano de 2022.

Não recebem aqueles que tem benefícios assistenciais como: o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia.

Os créditos serão realizados juntamente com o salário do mês e, pago em duas parcelas.

A primeira parcela pagará 50% do valor entre os dia 25/ 04 e 06/ 05.

A segunda parcela pagará os outros 50% do valor, no período de 25/ 05 até 07/ 06, subtraindo o valor do imposto de renda, para quem se aplicar.

Ressaltando que, serão dois calendários de pagamentos. Veja abaixo como foram divididos:




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!