Consultar e Sacar o PIS/ PASEP


Para quem precisa consultar e não sabe como e onde sacar o seu PIS ou PASEP.



Como Consultar?

Para consultar se possui direito ao Abono Salarial e também qual valor deverá receber, o trabalhador poderá entrar em contato através do número 158 ou também acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

O acesso ao app é feito com o número do CPF e a senha do gov.br. Se for o primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro inicial; depois, é só clicar na opção “benefícios” e depois “abono salarial”. Assim poderá saber se é ou não habilitado a receber o benefício.

Outros aplicativos estão disponíveis para o trabalhador do setor privado. São eles o “Caixa Trabalhador” e o “Caixa tem”. Neles, é possível consultar a situação do benefício e a data de pagamento do Abono Salarial.

Outra opção para os trabalhadores que estão vinculados ao PASEP é, fazer uma consulta online junto ao Banco do Brasil, ou através da Central de Atendimentos BB, pelos números: 4004-0001, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior.

Como e Onde Sacar?

O PIS é pago aos trabalhadores de empresas privadas através da Caixa Econômica Federal.

A estes trabalhadores, caso possuam conta corrente ou poupança na instituição, o pagamento será creditado automaticamente. Os demais, poderão receber através da poupança social digital, movimentada também pelo aplicativo Caixa Tem. Ou, caso não seja possível abrir uma conta digital, o saque poderá ser efetuado com o cartão cidadão, nas agências e nas lotéricas.

O PASEP é pago aos servidores públicos através do Banco do Brasil. E o servidor que não é correntista, poderá efetuar a transferência do valor para o seu banco por meio dos terminais de autoatendimento, pelo site do banco do brasil, ou nos caixas das agências.

Os pagamentos seguem um calendário próprio. O PIS é pago de acordo com o mês do aniversário de cada trabalhador; já o PASEP organiza os depósitos de acordo com o número final do benefício de cada trabalhador.

Consulte aqui o Calendário PIS/ PASEP.




Que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário
Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!